Para você que busca agilidade e método para tirar as ideias do papel, recomendo a leitura do livro Sprint, escrito por Jake Knapp. O livro detalha como é o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias.Neste breve texto vou citar, de forma resumida, pontos importantes que o autor aborda em seu livro. O objetivo é aguçar a sua curiosidade em ler o livro na íntegra.

Provavelmente vocês já escutaram que Ideias não valem nada, mas não custa repetir, pois as ideias sem a execução e validação do mercado são apenas ideias e não se tornam produtos ou serviços de sucesso!

O autor, relata que é difícil encontrar boas ideias, e que mesmo as melhores enfrentam um caminho de muita incertezas em direção ao sucesso no mundo real, e na sua grande maioria falham por vários motivos. Jake Knapp deixa claro que o livro é um guia “faça você mesmo” para conduzir seu próprio Sprint e encontrar respostas para as questões mais urgentes de seu negócio.

Abaixo segue algumas das dicas do autor para que você execute o seu próprio Sprint:

BOAS PRÁTICAS:

  • Monte um time multifuncional de no máximo 7 pessoas, busque envolver diversas áreas do negócio (Vendas / CS / Produto / TI / Marketing/ Estratégia/ Finanças);
  • Neste time, tenha pelo menos uma pessoa que possa tomar decisões estratégica (CEO / Diretores / Gerente), a final, o processo é ágil e as decisões precisam ser tomadas durante o período dos cinco dias;
  • Escolha uma semana em que estas pessoas possam ficar focadas no propósito de testar e aplicar a ideia;
  • Dedique uma hora do dia para que os problemas paralelos, direcionamentos e tudo o que não for desafio do Sprint seja tratado, após isso o foco tem que ser total e de todos;
  • Deixe os celulares e computadores em um canto longe das pessoas (poderão ser utilizados nos intervalos);
  • Deixe café e comidas saudáveis à disposição do time;
  • A cada uma hora, faça intervalos de dez minutos para que as pessoas possam checar seus celulares, irem ao banheiro, comer e etc.. após cada intervalo deve ser iniciado um ciclo de mais uma hora de extremo foco.

EXECUTANDO EM CINCO DIAS:

1ª Dia – Segunda Feira

  • Meta = Defina o Problema.

Levante todos os problemas em torno do tema do Sprint. O objetivo do dia é elencar uma série de problemas e escolher qual o problema que será atacado no 2ª Dia. É muito importante ter foco e escolher um problema, de preferência um grande problema.

2ª Dia – Terça Feira

  • Meta = Levantar hipóteses de como resolver o problema definido no 1ª dia.

O objetivo é levantar diversas hipóteses de como resolver o problema. Não existe hipótese boa ou ruim, todas as ideias devem ser anotadas e levadas em consideração.

Deixe primeiramente cada pessoa pensar nas hipóteses isoladamente e fazer suas anotações, posteriormente reúna todas as hipóteses, e inicie o esboço de como seria estas soluções. Termine o dia com alguns esboços de hipóteses que possam ser aplicadas para resolverem o problema.

3ª Dia –  Quarta Feira

  • Meta = Decidir a melhor hipótese de Solução.

O Objetivo é pegar todos os esboços feitos no dia anterior e então analisar os mesmo com profundidade, a fim de escolher apenas uma hipótese que será levada a diante.

4ª Dia – Quinta Feira

  • Meta = Construir algo, que minimamente representa a hipótese escolhida, para que seja testado no último dia.

É a hora de colocar a  “mão na massa” e criar alguma forma de expor a hipótese para que seus possíveis clientes possam ter um primeiro contato com sua solução.

IMPORTANTE –  Você tem apenas 1 dia para construir este protótipo, então, seja objetivo e ágil, não adianta querer construir um sistema perfeito, ou um produto completo, é preciso ter apenas alguma forma de conseguir captar se a hipótese que o grupo definiu como solução do problema, de fato pode vir a solucionar o mesmo, e o mais importante, que isso seja percebido pelo cliente.

Observação: Em paralelo a construção do protótipo, é importante que pelo menos uma pessoa do time foque em conseguir agendar as entrevistas de validação com pelo menos 5 possíveis clientes. Estas entrevistas devem ser presenciais ou no mínimo via videoconferência (Skype ou outras plataformas). É importante que o time consiga ver as reações e expressões das pessoas ao se depararem com o seu protótipo.

5ª Dia – Sexta feira

  • Meta = Realizar 5 entrevistas, cara a cara, para validar a solução definida pelo grupo.

O Objetivo é entrevistar pelo menos 5 possíveis clientes e captar as percepções dos mesmos, quando expostos ao seu protótipo de produto ou serviço.

Boas práticas:

  • Entrevistar pessoalmente, ou no mínimo via videoconferência (Skype ou outras plataformas), pois é muito importante captar as reações e expressões das pessoas entrevistadas.
  • Divida o time em:

a) 1 pessoa para conduzir a entrevista (esta pessoa não deve tomar notas, apenas conduzir a entrevista, para que o entrevistado fique bem a vontade e não pareça estar em um interrogatório);

b) 1 pessoa para assistir a entrevista e tomar nota do que o entrevistado fala;

c) 1 pessoa para assistir a entrevista e tomar nota das expressões corporais;

d) 1 pessoa para assistir a entrevista e tomar nota dos pontos em que o entrevistador pode melhorar;

e) Os demais do time devem assistir às entrevistas e tomarem notas de insides que surgirem nas entrevista;

f) Se possível, grave todas as entrevistas (com o consentimento do entrevistado, é claro).

  • Aprenda

O mais importante, aprenda com todo o processo, gere conhecimento a fim de aprimorar a solução cada vez mais na busca de entregar a melhor experiência e valor para seus clientes. Para isso segue algumas boas práticas:

a) Após todas as entrevistas, reúnam todas as anotações feitas pelo time;

b) Entenda quais foram os pontos positivos e negativos percebidos pelos entrevistados;

c) Faça uma análise se de modo geral, a hipótese de solução é encarada como valor e resolve o problema dos clientes;

d) Liste tudo o que precisa ser aprimorado neste esboço de solução para que o mesmo vire um produto ou serviço comercializável e/ou operacional, no caso de melhorias internas;

e) Saia com um plano de ação que defina os próximos passo, os responsáveis e as datas de entrega;

f) Defina em grupo, após todas as análises, se já podem sair para executar a ideia ou se ainda é necessário rodar mais alguns Sprints para solucionar o problema de fato;

g) Anote lições aprendidas com o processo;

h) Monte um Status Report e encaminhe um resumo de tudo o que foi feito durante a semana e envie aos Stakeholders.

Espero ter agregado algum valor com este breve texto, e atingindo o meu objetivo inicial de aguçar a sua curiosidade em ler o livro na íntegra.