Provavelmente vocês já escutaram que Ideias não valem nada, mas não custa repetir, pois as ideias sem a execução e validação do mercado são apenas ideias e não se tornam produtos ou serviços de sucesso!
O autor, relata que é difícil encontrar boas ideias, e que mesmo as melhores enfrentam um caminho de muita incertezas em direção ao sucesso no mundo real, e na sua grande maioria falham por vários motivos. Jake Knapp deixa claro que o livro é um guia “faça você mesmo” para conduzir seu próprio Sprint e encontrar respostas para as questões mais urgentes de seu negócio.
Abaixo segue algumas das dicas do autor para que você execute o seu próprio Sprint:
BOAS PRÁTICAS:
- Monte um time multifuncional de no máximo 7 pessoas, busque envolver diversas áreas do negócio (Vendas / CS / Produto / TI / Marketing/ Estratégia/ Finanças);
- Neste time, tenha pelo menos uma pessoa que possa tomar decisões estratégica (CEO / Diretores / Gerente), a final, o processo é ágil e as decisões precisam ser tomadas durante o período dos cinco dias;
- Escolha uma semana em que estas pessoas possam ficar focadas no propósito de testar e aplicar a ideia;
- Dedique uma hora do dia para que os problemas paralelos, direcionamentos e tudo o que não for desafio do Sprint seja tratado, após isso o foco tem que ser total e de todos;
- Deixe os celulares e computadores em um canto longe das pessoas (poderão ser utilizados nos intervalos);
- Deixe café e comidas saudáveis à disposição do time;
- A cada uma hora, faça intervalos de dez minutos para que as pessoas possam checar seus celulares, irem ao banheiro, comer e etc.. após cada intervalo deve ser iniciado um ciclo de mais uma hora de extremo foco.
EXECUTANDO EM CINCO DIAS:
1ª Dia – Segunda Feira
- Meta = Defina o Problema.
Levante todos os problemas em torno do tema do Sprint. O objetivo do dia é elencar uma série de problemas e escolher qual o problema que será atacado no 2ª Dia. É muito importante ter foco e escolher um problema, de preferência um grande problema.
2ª Dia – Terça Feira
- Meta = Levantar hipóteses de como resolver o problema definido no 1ª dia.
O objetivo é levantar diversas hipóteses de como resolver o problema. Não existe hipótese boa ou ruim, todas as ideias devem ser anotadas e levadas em consideração.
Deixe primeiramente cada pessoa pensar nas hipóteses isoladamente e fazer suas anotações, posteriormente reúna todas as hipóteses, e inicie o esboço de como seria estas soluções. Termine o dia com alguns esboços de hipóteses que possam ser aplicadas para resolverem o problema.
3ª Dia – Quarta Feira
- Meta = Decidir a melhor hipótese de Solução.
O Objetivo é pegar todos os esboços feitos no dia anterior e então analisar os mesmo com profundidade, a fim de escolher apenas uma hipótese que será levada a diante.
4ª Dia – Quinta Feira
- Meta = Construir algo, que minimamente representa a hipótese escolhida, para que seja testado no último dia.
É a hora de colocar a “mão na massa” e criar alguma forma de expor a hipótese para que seus possíveis clientes possam ter um primeiro contato com sua solução.
IMPORTANTE – Você tem apenas 1 dia para construir este protótipo, então, seja objetivo e ágil, não adianta querer construir um sistema perfeito, ou um produto completo, é preciso ter apenas alguma forma de conseguir captar se a hipótese que o grupo definiu como solução do problema, de fato pode vir a solucionar o mesmo, e o mais importante, que isso seja percebido pelo cliente.
Observação: Em paralelo a construção do protótipo, é importante que pelo menos uma pessoa do time foque em conseguir agendar as entrevistas de validação com pelo menos 5 possíveis clientes. Estas entrevistas devem ser presenciais ou no mínimo via videoconferência (Skype ou outras plataformas). É importante que o time consiga ver as reações e expressões das pessoas ao se depararem com o seu protótipo.
5ª Dia – Sexta feira
- Meta = Realizar 5 entrevistas, cara a cara, para validar a solução definida pelo grupo.
O Objetivo é entrevistar pelo menos 5 possíveis clientes e captar as percepções dos mesmos, quando expostos ao seu protótipo de produto ou serviço.
Boas práticas:
- Entrevistar pessoalmente, ou no mínimo via videoconferência (Skype ou outras plataformas), pois é muito importante captar as reações e expressões das pessoas entrevistadas.
- Divida o time em:
a) 1 pessoa para conduzir a entrevista (esta pessoa não deve tomar notas, apenas conduzir a entrevista, para que o entrevistado fique bem a vontade e não pareça estar em um interrogatório);
b) 1 pessoa para assistir a entrevista e tomar nota do que o entrevistado fala;
c) 1 pessoa para assistir a entrevista e tomar nota das expressões corporais;
d) 1 pessoa para assistir a entrevista e tomar nota dos pontos em que o entrevistador pode melhorar;
e) Os demais do time devem assistir às entrevistas e tomarem notas de insides que surgirem nas entrevista;
f) Se possível, grave todas as entrevistas (com o consentimento do entrevistado, é claro).
- Aprenda
O mais importante, aprenda com todo o processo, gere conhecimento a fim de aprimorar a solução cada vez mais na busca de entregar a melhor experiência e valor para seus clientes. Para isso segue algumas boas práticas:
a) Após todas as entrevistas, reúnam todas as anotações feitas pelo time;
b) Entenda quais foram os pontos positivos e negativos percebidos pelos entrevistados;
c) Faça uma análise se de modo geral, a hipótese de solução é encarada como valor e resolve o problema dos clientes;
d) Liste tudo o que precisa ser aprimorado neste esboço de solução para que o mesmo vire um produto ou serviço comercializável e/ou operacional, no caso de melhorias internas;
e) Saia com um plano de ação que defina os próximos passo, os responsáveis e as datas de entrega;
f) Defina em grupo, após todas as análises, se já podem sair para executar a ideia ou se ainda é necessário rodar mais alguns Sprints para solucionar o problema de fato;
g) Anote lições aprendidas com o processo;
h) Monte um Status Report e encaminhe um resumo de tudo o que foi feito durante a semana e envie aos Stakeholders.
Espero ter agregado algum valor com este breve texto, e atingindo o meu objetivo inicial de aguçar a sua curiosidade em ler o livro na íntegra.